sábado, 19 de junho de 2010

Resenha do texto “Comunicação e Memória”

“Sem memória, o mais inteligente dos homens nada é, porque com nada se identifica”

Fernanda Soares.

A memória está inteiramente associada ao processo de aprendizagem e consequentemente de uma identidade. Todo o nosso conhecimento e habilidade são armazenados na memória, o que nos orienta no espaço e tempo e nos permite resgatar estas informações para o uso em atividades diárias e futuras.

Ao mesmo tempo em que a memória se distingue do presente, ela o compõe. É quando nos lembramos de acontecimentos anteriores, sendo de âmbito social ou individual, temos a confirmação que existiu um passado, e essa confirmação implica justamente no que foi transformado, mudado.

O texto “Comunicação e Memória” remete-se justamente a idéia apresentada acima, quando o autor diz: “A cada dia da sua longa história os humanos vão redesenhando aquilo que são. A questão da memória ganha importância, no contexto contemporâneo, até mesmo por causa do desdobramento fundamental sobre os estudos do tema da identidade [...] Somos aquilo de que nos lembramos ter sido. A nossa identidade é um conjunto de intervalos de vida que foram vividos e armazenados em algum lugar do subconsciente. E isso tanto vale para o indivíduo quanto para uma sociedade [...]

Desde sempre o homem tem a necessidade de armazenar informações, de criar seu próprio banco de dados, e tornar imortal a sua história. É como se esse armazenamento de conhecimentos desse continuidade ao processo evolutivo de uma sociedade. Por isso havia e há a necessidade da pintura, da escrita e da fotografia. É assim que o homem vai reconhecendo sua história e vai dando formas a sua realidade.

Embora a técnica de memorização (mnemotécnicas) seja desenvolvida, ela nem sempre será eficaz, dessa forma, se faz necessário a criação da memória ilimitada, o que podemos chamar de memória extracorpórea, que obtém a capacidade de guardar informações que o cérebro não consegue. ndo uma noço passado nos ligamos aos homens que viveram antes de n que fomos, confirma o Por sua vez, surgem os DVDs, CDs, PEN DRIVEs e outras formas de armazenamentos tecnológicos. As informações que compõe o mundo moderno trafegam na velocidade da luz, percorrem o mundo, em uma rapidez inalcançável. E nesse mundo de informações instantâneas, cabe ao receptor colher e armazenar o que lhe é necessário, e então codificar a sua existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário